Esquema de pirâmide financeira: o que é? Como identificar?

Esquema de pirâmide financeira - dinheiro empilhado

Esquema de pirâmide financeira: o que é? Como identificar?

O que é um esquema de pirâmide financeira?

Um esquema de pirâmide é uma modalidade de golpe dado em participantes (investidores) que só podem realmente ganhar dinheiro recrutando novos membros para o esquema. Dessa forma, os investidores são incentivados a ajudar involuntariamente a perpetuar a fraude cometida pelos fundadores, organizadores, gerentes e líderes do esquema de pirâmide. No entanto, na maioria dos casos, os investidores em esquemas de pirâmide ganham pouco ou nenhum dinheiro. A maioria perde uma grande porcentagem do dinheiro que investiu na fraude.

Ainda, é importante diferenciar os dois tipos de esquema de pirâmide, a pirâmide “nua” e a de “produto”, bem como diferenciar um esquema de pirâmide de um esquema Ponzi.

O que é um esquema de pirâmide “nua” ou originária?

O esquema de pirâmide originária às vezes é chamado de esquema de pirâmide “nua” ou “sem produto”. Embora esses tipos de esquemas de pirâmide sejam raros atualmente, eles ainda ocorrem. Além disso, os esquemas “sem produto” fornecem o melhor e mais direto exemplo de como os esquemas de pirâmide realmente operam. Geralmente contêm o seguinte processo de quatro etapas:

  1. O fundador solicita às pessoas a adesão a uma oportunidade de investimento “imperdível”.
  2. Cada investidor paga ao fundador uma quantidade significativa de capital de investimento. Na maioria das vezes, há custos iniciais e taxas de investimento.
  3. Em troca, o investidor obtém o “direito” de sair e recrutar mais membros para o esquema.
  4. Quando um investidor consegue que um novo membro compre o golpe, o investidor fica com uma pequena porcentagem da taxa do novo membro, enquanto o resto acaba “filtrando” a pirâmide.

Tudo o que você precisa fazer é continuar recrutando mais pessoas para o esquema de investimento e ganhar dinheiro. Claro que, na realidade, seria incrivelmente difícil para qualquer um recrutar novos membros para um esquema de pirâmide “sem produto”, por isso, apenas os membros fundadores veem retornos.

O que é um esquema de pirâmide de “produto”?

Por muitas razões, os esquemas de pirâmide “nua” tornaram-se raros, principalmente por ser muito difícil de se vender às pessoas. Os esquemas de pirâmide modernos são mais complicados e quase sempre envolvem um produto ou serviço subjacente. De fato, golpistas sofisticados pegam um produto legítimo e o envolvem em um complexo esquema de pirâmide.

Qual a diferença entre um esquema de pirâmide financeira de “produto” e um esquema Ponzi?

Muitas vezes, as pessoas usam os termos “esquema Ponzi” e “esquema de pirâmide” como sinônimos e isso é compreensível, pois essas duas formas de fraude de investimento compartilham características importantes.

Por exemplo, ambos os esquemas:

  1. Usam as contribuições financeiras de novos investidores para pagar os antigos investidores,
  2. São vendidos para os investidores com falsas promessas de riquezas imediatas, e;
  3. Estão destinados a ruir sob sua própria dimensão.

No entanto, apesar de todas as suas semelhanças, os esquemas Ponzi e os esquemas de pirâmide são distintos.

Em ambos os casos, os investidores atuais são pagos com o dinheiro dos novos investidores. Entretanto, em um esquema Ponzi, o investidor acredita que está obtendo um retorno sobre seu investimento. Em um esquema de pirâmide, o investidor entende que seus retornos são gerados pelo recrutamento de novos investidores.

Diferenças entre esquemas Ponzi e esquemas de pirâmide financeira.

Natureza do investimento

Na maioria dos casos, os esquemas Ponzi são muito mais ardilosos do que os esquemas de pirâmide. De fato, na maioria dos casos, um indivíduo que investiu em um esquema Ponzi simplesmente acredita que investiu em um fundo comum que oferece retornos particularmente altos.

Por outro lado, os investidores em esquemas de pirâmide geralmente têm alguma consciência de que precisarão recrutar novos investidores para obter lucro.

Envolvimento do investidor

Esquemas Ponzi são investimentos passivos. Um investidor em um esquema Ponzi entrega seu capital a outra parte para gerenciá-lo e espera receber retornos no momento apropriado.

Em contraste, os esquemas de pirâmide são quase sempre um investimento ativo. Os investidores são frequentemente encorajados a divulgar que estão envolvidos no investimento. Além de dar seu dinheiro, eles também devem dar seu tempo.

A fonte dos pagamentos

Os esquemas Ponzi e os esquemas de pirâmide são semelhantes no sentido de que é necessário um fluxo constante de capital de novos investidores para manter viva a fraude. Os investidores mais antigos são compensados ​​pelas contribuições feitas pelos novos investidores. No entanto, a fonte fundamental dos pagamentos nos dois regimes é diferente. Em um esquema Ponzi, os investidores são levados a acreditar que seu investimento está gerando retornos no mercado.

Na realidade, o dinheiro está simplesmente sendo transferido ilegalmente de novos investidores e esses retornos existem apenas no papel. Os investidores do esquema Ponzi não têm conhecimento de que seus ganhos tenham algo a ver com novos investidores. Em um esquema de pirâmide, os participantes têm plena consciência de que precisam atrair novos investidores para a operação para ganhar dinheiro.

A [in]sustentabilidade dos esquemas

Um esquema Ponzi sofisticado pode ser extremamente difícil de detectar e pode levar anos, às vezes até décadas, para entrar em colapso. Por exemplo, o esquema de Bernard Madoff durou mais de 35 anos. Esquemas de pirâmide geralmente se esgotam muito rapidamente. Como os esquemas de pirâmide dependem de um crescimento muito rápido, no minuto em que o crescimento diminui, o esquema colapsa.

Qual a diferença entre pirâmide e marketing multinível?

O Marketing Multinível é uma estratégia de marketing projetada para promover os produtos de uma empresa legítima por meio de distribuidores, oferecendo vários níveis de remuneração para os vendedores.

Os esquemas de pirâmide são, no entanto, esquemas fraudulentos, disfarçados como uma estratégia de Marketing Multinível. A diferença entre um esquema de pirâmide e um programa de Marketing Multinível é que não existe um produto real que seja vendido em um esquema de pirâmide, e as comissões são baseadas apenas no número de novos indivíduos introduzidos no esquema.

A principal ideia por trás da estratégia de Marketing Multinível é promover o número máximo de distribuidores para o produto e aumentar exponencialmente a força de vendas da empresa. Os promotores recebem comissão sobre a venda do produto, bem como uma remuneração pelas vendas que os vendedores recrutados por eles fazem. Assim, o plano de remuneração em Marketing Multinível é estruturado de tal forma que a comissão é paga aos indivíduos em vários níveis quando uma única venda é feita e a comissão depende sobre o volume total de vendas gerado.

No caso de esquemas de pirâmide, o dinheiro é cobrado simplesmente por inscrever outras pessoas no esquema e nenhum produto real é realmente vendido. Apenas os fundadores ganham dinheiro, e quando nenhum novo indivíduo pode ser recrutado, o esquema colapsa e a maioria dos promotores, exceto os principais, perdem seu dinheiro.

Como identificar um esquema de pirâmide financeira ou um esquema Ponzi?

Para ajudar você a identificar um esquema de pirâmide ou Ponzi, separamos algumas características. Fique de olho.

  1. Ênfase excessiva no recrutamento: se um programa se concentra excessivamente no recrutamento de outras pessoas para participar do programa por uma taxa, é provável que seja um esquema de pirâmide. Fuja de qualquer “empresa” em que você receberá mais remuneração por recrutar outras pessoas do que por vendas de produtos.
  2. Nenhum produto ou serviço genuíno é vendido: tenha cuidado se o que está sendo vendido como parte do negócio for difícil de entender ou avaliar, como os chamados serviços ou produtos “tecnológicos”, como e-books licenciados em massa, criptomoedas ou publicidade online em sites pouco conhecidos. Alguns fraudadores escolhem “produtos” que soam extravagantes para tornar mais difícil provar que a empresa é um falso esquema de pirâmide.
  3. Promessas de altos retornos em um curto período de tempo: o maior investidor do mundo, Warren Buffett, tem uma taxa de crescimento médio de investimentos de 23% ao ano, logo, seja cético em relação a promessas de dinheiro rápido. Isso pode significar que as comissões estão sendo pagas com dinheiro de novos recrutas, em vez de receita gerada pelas vendas de produtos.
  4. Dinheiro fácil ou renda passiva. Não existe almoço grátis. Se você receber uma remuneração em troca de pouco trabalho, como fazer pagamentos, recrutar outras pessoas ou colocar anúncios online em sites obscuros, você pode fazer parte de um esquema de pirâmide.
  5. Nenhuma receita comprovada de vendas no varejo: peça para ver documentos, como demonstrações financeiras auditadas por um contador certificado, mostrando que a empresa gera receita com a venda de seus produtos ou serviços para pessoas fora do programa. Como regra geral, as empresas legítimas de Marketing Multinível obtêm receita principalmente da venda de produtos, não do recrutamento de membros.
  6. Estrutura complexa de comissões: preocupe-se, a menos que as comissões sejam baseadas em produtos ou serviços que você ou seus recrutas vendem para pessoas fora do programa. Se você não entender como será remunerado, seja cauteloso.

Criptomoedas potencializam esquemas de pirâmides?

O mundo das criptomoedas experimentou um aumento nos esquemas de pirâmide desde 2016, quando o mercado ganhou destaque. Muitos programas de investimento obscuros são projetados para aproveitar a moda por trás da explosão de criptomoedas para seduzir investidores impressionáveis.

Os esquemas de pirâmide tornaram-se desenfreados no setor principalmente devido à natureza descentralizada da tecnologia blockchain, que permite que os golpistas evitem autoridades monetárias centralizadas que, de outra forma, sinalizariam ou congelariam transações suspeitas.

A natureza imutável dos sistemas blockchain que tornam as transferências de fundos irreversíveis também funciona a favor dos golpistas, tornando mais difícil para as vítimas de pirâmide recuperar seu dinheiro.

O setor de criptomoedas é um terreno fértil para esses tipos de esquemas devido a indústria estar cheia de consumidores ansiosos para investir seu dinheiro, e praticamente não há regulamentação que impeça os projetos de esconder suas intenções maliciosas.

Dessa forma, até que uma regulamentação financeira clara e aprovada internacionalmente da indústria de criptomoedas seja estabelecida, ela continuará a testemunhar o aumento e o colapso dos esquemas de pirâmide.

Como se proteger de um esquema pirâmide?

A seguir estão algumas dicas adicionais para ajudá-lo a evitar cair em um esquema de pirâmide:

  1. Reúna todas as informações sobre a empresa, seus diretores e seus produtos ou serviços. Obtenha cópias escritas do plano de marketing da empresa, literatura de vendas, contratos, etc. Evite promotores que não expliquem seus planos de forma clara e detalhada. Em particular, leia o prospecto da empresa ou outro material escrito (um prospecto é um documento legal que fornece informações a potenciais investidores sobre uma empresa.) Se você não entender, peça a alguém independente da empresa para explicar a você.
  2. Descubra se há demanda para o produto ou serviço. Existe um produto ou serviço similar no mercado? Se sim, quão bem ele vende? Se os vendedores parecem estar ganhando a maior parte de seu dinheiro, fique longe.
  3. Pergunte se você deve comprar um produto para se tornar um distribuidor. Descubra se a empresa comprará de volta seu estoque – você pode ficar preso com produtos não vendidos. Empresas legítimas comprarão de volta o estoque por pelo menos 80 a 90 por cento do que você pagou. Receba todas as promessas por escrito.
  4. Cuidado se o custo inicial for substancial. Alguns esquemas de pirâmide pressionam você a pagar uma grande quantia para se tornar um “vendedor”. O que você está recebendo pelo seu dinheiro? Cuidado com as promessas de lucros rápidos, fáceis e excessivamente altos.
  5. Se a distribuidora estiver fornecendo um produto para ser usado na fabricação de um produto final, certifique-se de que tudo o que você fornecer chegue ao fabricante final. Se puder, ligue ou visite o fabricante e peça uma lista de seus clientes. Ligue para os clientes e pergunte se eles estão satisfeitos com o produto.
  6. Resista à tentação de investir só porque as pessoas que lhe vendem o programa são amigas ou fazem parte de sua organização religiosa ou social. Eles podem ter sido levados a acreditar que poderiam ganhar grandes quantias de dinheiro em pouco tempo.
  7. Confira qualquer oportunidade com as agências estatais apropriadas.

Gostou do texto? Acompanhe nosso site e fique por dentro desse e outros assuntos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos advogados e solicite uma análise para sua demanda.

compartilhar